Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

Dia dos amigos, amigas, compadres e comadres

Os amigos são aquelas pessoas em quem mais confiamos, são o divertimento nas nossas festas e o apoio nos tempos mais duros, são aquelas pessoas que estão sempre lá e são aqueles que, mesmo fazendo asneira, sabemos que a intenção não foi magoar. Resumindo são uma das razões pelas quais a vida de um ser humano tem mais alegria.

Para celebrar os amigos aqui, na ilha de S. Miguel, fazemos o dia dos amigos, das amigas, dos compadres e das comadres. Estes dias realizam-se nas quintas-feiras quatro semanas antes do Carnaval, pela ordem descrita.

O dia dos amigos é o primeiro. Nesse dia os restaurantes, os cinemas, as discotecas, etc., dão boas vindas a grupos de amigos que vão celebrar a sua amizade. Na quinta-feira da semana seguinte é a vez das amigas, e a cidade fica pilhada de indivíduos do sexo feminino.

 Como o nosso grupo é só de raparigas decidimos relatar o que, normalmente, fazemos.

Está na hora da última aula da manhã, a fome aperta e a preocupação se vamos arranjar um lugar nalgum restaurante aumenta a cada segundo. Após uma aula inteira a pedinchar para sair mais cedo lá o professor, ou professora cede e um grande grupo de amigas sorridentes “sai pela porta fora” em direcção ao centro comercial. O caminho é feito com enormes gargalhadas e com comentários como: “Hum, vocês e se não tivermos lugar?” “Não te preocupes, vamos ao supermercado, compramos qualquer coisa e depois vamos comer para algum lado.”

A chegada à zona de restauração do centro é o momento de maior expectativa, todas as raparigas se encontram em silêncio e com os olhos bem abertos, não vá de repente aparecer um lugar. Após alguns minutos de silêncio: “Olhem ali!”, diz uma e, subitamente, o grupo todo desata a correr em direcção ao lugar avistado, mesmo que este seja muito pequeno para todas. Já todas ajeitadas nos seus lugares e com os tabuleiros de comida em frente chega a altura do discurso. “Caras amigas, é com o maior prazer que estou aqui com vocês para celebrarmos a nossa amizade.” Diz uma levantando-se e erguendo o copo de refrigerante. “Queria só dizer-vos que…Ei! (nome da pessoa em questão) larga a batata frita! Não vês que ainda não acabei o discurso?” “Upps, desculpa, mas é que tenho fome…” “Bom, para finalizar o meu discurso, para que certas pessoas comecem a comer, só queria dizer que gosto muito de vocês todas e que, podem comer!” E não é preciso dizer duas vezes. O almoço decorre de uma forma animada e quando já todas estão satisfeitas chega a hora do jogo dos “amigos invisíveis”, este jogo consiste num sorteio em que cada pessoa tira um papel com o nome de outra, o nome no papel é o da pessoa que temos de oferecer uma prenda. Como este jogo é feito entre amigas as prendas são escolhidas ao pormenor e cada uma recebe uma coisa que reflicta a sua personalidade.

Neste dia também são comuns os jantares fora e as saídas à noite. As discotecas, os bares e as esplanadas são os locais preferidos para celebrar este dia tão especial.

O dia dos compadres e das comadres têm como base a mesma do dia dos amigos e das amigas, sendo que são celebradas da mesma forma, se bem que de uma maneira mais recatada.

Como já foi referido, estes dias são muito importantes para as pessoas da nossa ilha e em particular para as da nossa cidade. Esperamos que com a difusão desta “tradição” também noutros locais do nosso país seja celebrado de uma forma alegre e divertida um dos sentimentos mais nobres e verdadeiros: a amizade.

 

tags:

publicado por ac2m às 15:30
link do post | comentar | favorito

.mais sobre o nosso grupo


. Ver o nosso perfil

. seguir perfil

. 2 seguidores

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
30
31


.posts recentes

. Chegamos ao fim...

. ...

. Título

. Coliseu Micaelense

. As Romarias

. As nossas sugestões no qu...

. Gastronomia Tradicional M...

. Teatro Micaelense

. Dia dos amigos, amigas, c...

. O Senhor Santo Cristo dos...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs
SAPO Blogs